terça-feira, abril 21

As lições que a vida oferece

Eu não vou escrever bonito para dizer o que meu coração está pedindo com simplicidade.
Já mudei a música, tentei escrever desde ontem à noite, querendo começar de outra maneira, mas agora vai assim, sem muita elegância, mas com todo o tamanho do meu coração. Sexta passada viajei para visitar a casa de uma amiga que tinha casado, e que há meses prometia, mas os contratempos não ajudavam, mas enfim, fui. A acolhida calorosa dos dois me dava a impressão de ser apenas um retorno aquele lugar, já a nossa amizade se explica por outras vias que não cabem falar agora, mas uma coisa tenho certeza o meu amor por eles. Cecília tem um jeito doce, e um amor delicado pelas pessoas e animais que só vendo pra crer, logicamente, que do outro lado existe uma loba, alguém de gênio forte que não deixa as coisas passarem sem explicações, mas que sabe amar com seu lado menina e mulher em moderação, apesar de algumas vezes ser um verdadeiro bebê grande de coração gigante. O que eu não sabia, é que durante esses três dias por lá aprenderia tanta coisa. A começar pela luta da vida de mel, sua cachorrinha que se encontrava doente, frágil, mas que por apego sofreu e lutou junto a eles por sentir a tristeza de Cecília e Ruy, por saber o quanto de amor e carinho existe naquela família que nasceu e vem crescendo sobre fortes doses de amor. Na minha ignorância de não saber amar os animais como deveria, pude sentir o quanto eles são companheiros, o quanto nos é ofertado mesmo diante da dor, do medo e da tristeza ou alegria de seu dono. Cecília me ensinou isso, a ter vontade de amar os animais e ter ações por eles. Não que eu os odiasse, mas não enxergava assim. Explico, não era qualquer amor que vinha daquela casa, emanava só de sentir a forma carinhosa com que eles lhe davam até mesmo com os cães da rua. Eu não estava em sua casa nesse fim de semana por acaso. Mel não agüentou, mesmo diante de todo o cuidado das manhãs ao veterinário, carinho e atenção dedicados, suportar a sua, e a dor de seus donos. E partiu, numa decisão difícil, mas sobre a melhor forma de poder sentir o quanto ela foi amada. Não bastasse essa lição de humanidade, pude ter outro exemplo de como nossa vida é gratificante por encontrar seres humanos assim, feito Ruy e Cecília, que ainda me deram o prazer de conhecer um ser de luz, ponha apenas um I entre o U e o Z para fazer seu nome. Nunca havia sentido aquilo, ser amada no primeiro encontro de uma forma que nem as pessoas mais antigas são capazes de amar. E, nas nossas duas manhãs, a vida, pelas suas palavras, ações e o brilho de seus olhos me ensinaram mais um pouco. Não esquecerei a sua alegria, a sua dedicação a vida, e, principalmente, o seu abraço fraterno e suas palavras que acalmaram meu coração. Eu precisava estar ali, depois de tantos dias conturbados. Nas minhas falências múltiplas, no meu modo mais mesquinho, na minha pequenez de não saber amar como deveria, de não ser melhor no que devo ser, e na minha mania de agir por orgulho quando estão claros os meus erros, senti a necessidade de voltar pra casa e ser melhor, melhor pra mim, melhor pra minha família, melhor para os meus amigos, melhor com os animais. Voltei, querendo amá-los mais, de pedir desculpas, de assumir as minhas culpas e de ser um pouco melhor, mesmo sabendo do quanto sou falha, e, de que a verdade, nem sempre será minha, quando eu achar que sou “dona da razão”. Cheguei em casa sentindo uma saudade imensa da minha família, como se três dias tivessem sido três anos. Voltei tendo a certeza de que minhas certezas nunca serão maiores, e que mesmo com todo amor aprendido, outros amores são completamente capazes de nos apunhalar pelas costas com mentiras e muita, muita falsidade. E eu, que até dias desses falava dessa pessoa com carinho, dizia ser especial, fiz o favor de retirar da minha vida , para que não haja qualquer amizade, mesmo assim eu te perdoo. Tudo isso, porque não escutei a minha mãe que já havia me dito o quanto ele desmerecia tudo que ofertei. Hoje, pela manhã extraindo mais um aprendizado das dificuldades e exemplos que a vida nos dispõe, acordei com a noticia que meu pai havia sido atropelado. Corri ao seu encontro, deitado e todo cheio de ferimentos, pude perceber que aquela cabeça branca anda precisando mais de mim, muito mais do que eu possa dar, e do quanto essa é a minha hora de cuidar dele, que mesmo debilitado, ainda nos dá exemplo de força e coragem pra viver. É uma opção saber compreender qual o propósito de Deus diante de tudo isso, e eu compreendi a minha. Se eu voltei pra casa querendo amar e ser melhor ainda, hoje pude ter a certeza ainda maior do quanto a vida, e as pessoas precisam de mim, embora, elas não me ofereçam, ou tenham o mesmo amor pra dar...Espero crescimento, e não outra coisa que me faça ser menos humana no que puder aprender e doar.

13 comentários:

  1. Nossa Luana !! ( nome da minha netinha amada ... rs)
    Que belo texto! Bendita a hora em que passei por aqui ! Como vc escreve bem, menina ! Saltita entre os seus vários sentimentos, com muita leveza e intensidade, ao mesmo tempo ! Parabéns de coração ... e como nada acontece por acaso, também tirei meus ensinamentos ao passar por aqui !
    Beijos carinhosos !
    Helô

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda de se ler, flor! Suas palavras fortes. Essas vontade de ser tantas e tanto. Lindo. E sabe o que costumo dizer sempre? Não estamos aqui por acaso. Estamos aqui por algum motivo e cabe a nós descobri-lo. Na minha leiga concepção, sigo o objetivo de me tornar uma pessoas melhor a cada dia. Ajustar meus tons, meus gostos, meus modos. Ser melhor porque o mundo precisa de pessoas melhores! E assim vamos seguindo e se ajustando...
    Sem querer, você escreveu lindo, bonita.

    Lindona você!

    Meu beijo!


    Ah, e ame os animais. Ame TUDO. Como diria Fernanda Mello: Ame todo o luxo e lixo dessa vida.

    ResponderExcluir
  3. Nossa...lindíssimo texto...simplesmente adorei tudo aqui...

    Tenha um ótimo feriado.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Linda postagem, Luana ... tks por convidar-me a ler.
    Experiência única, especial.
    Mas o importante é que você estava preparada para ela, para essa revisão de atitude.
    Quanto a gente está pronto, até bula de remédio provoca insights.
    Quanto tempo a gente desperdiça na vida com coisas desimportantes.
    Aliás, todas as coisas são desimportantes. O importante é como a gente se relaciona com elas.
    Quem cultiva Bonsai sabe disso.
    Eu também não sou muito chegado em animais. Já fui, mas meus pais resolveram se livrar dos meus gatos quando mudamos de apartamento. Eu tinha uns 12 ou 13 anos. Mas essa é outra história.
    Há pessoas que merecem receber nossa "doação". Outras, aparentemente não. A medida que usamos é a gratidão e a retribuição (nessa ordem).
    Mas chega um momento no qual a gente se doa por nós mesmos, pela satisfação que isso nos trás.
    E, aí, a atitude do outro é menos importante.
    O importante mesmo é essa sensação deliciosa de querer amar e cuidar.
    Mas, mesmo assim, como nosso tempo é escasso, melhor se dedicar a quem sabe reconhecer e aproveitar.
    E por uma questão de pragmatismo, a quem poderá retribuir quando você necessitar.

    ResponderExcluir
  5. A vida sempre no ensina, seja para o bem, ou para mal, mas o que realmente importa é o que fazemos com estes ensinamentos...

    Hah, e melhoras para o teu pai.

    Fique com Deus, menina Luana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Teus textos, sempre ensinando algo, fazem eu me sentir neles. Estou às lágrimas, por saber que este texto fala de maneira resumida, mas muito profunda, o que foi a minha vida com Mel e o que significa minha família... Lua, obrigada por você ter estado comigo naquele dia tão difícil, em que vi minha filhotinha indo embora em meus braços. Eu me pergunto: o que seria de mim sem você, naquele dia???? O que será de mim sem você, pro resto da vida? Você tornou-se um ser essencial à minha felicidade. Você é o exemplo de evolução, de sentimento, de palavras. Faz parte de mim, faz parte de nós: eu, Ruy, Mel, Brother. Obrigada, amiga, por ter se doado à Mel, sem ao menos conhecê-la. Eu não te ensinei muita coisa: você já ama os animais, você só aprendeu comigo a demonstrar este amor. Eu não tenho vergonha de dizer que amo os animais, sejam meus ou não; bonitos ou não. Agradeço infinitamente a DEUS por Ele ter me dado este sentimento, o mais puro e o mais retribuído. Te amo, minha amora. Você é um presente de DEUS. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ai Luana, estou a cada dia mais certa de que pessoas irão nos machucar, nos ferir, nos fazer sentirmos mal, mas acredito no amor e no perdão. Porque felizmente ou infelizmente isso nos engrandece. Outra coisa que tenho mais certeza ainda é que pessoas capazes de amar os animais são pessoas abençoadas, afinal Deus não criou por exemplo um cachorro que mesmo sendo maltratado por nós esquece tudo em questão de minutos e nos retribui um carinho. Ai está a dádiva de Deus, seus ensinamento, nos faz aprender a darmos valores. Se baterem em nossa face de o outro lado. Sofrimento faz parte da nossa vida, é engrandecimento. Agora estou sofrendo...
    Sobre seu pai desejo melhoras... Vai ficar tudo bem, Deus vai proteje-lo.
    Tenha fé!

    ResponderExcluir
  8. Oi Luana, lindo o seu texto, engraçado q me vi nele no q diz respeito ao amor pelos animais, eu gosto, mas n como Cília, acho lindo, detesto quem maltrata, mas é distante de mim a relação q ela tem com eles. Enfim, apredi do mesmo jeito q vc aprendeu.
    Gostei muito de ter te conhecido, mesmo que nessa situação, como vc mesma disse, o bom é que a gente sempre consegue tirar algo bom, mesmo do ruim. Que bom que minhas amigas possuem amigas como vc!

    Bjsss,

    Mila

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro a visita de todos, todos vocês aqui...

    ResponderExcluir
  10. Posso te contar algo?
    Preferi mais te ler assim, mais humana e menos poética. Você mais simplista não tem noção de como ficou mais bonita... Que bom que voce pode tirar esse feriado pra VOCE, coisa que vinha te solicitando a tempos... Entendeu agora?

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Adorei o BLOG ....!!!!!!

    Bjãoo!!!

    ResponderExcluir
  12. Uau... estou embevecida com tuas palavras.

    Sempre gostei do teu jeito de escrever. Mas neste post ficou visível uma faceta sua que eu não conhecia. Você quando escreve despretensiosamente, consegue ser bem mais poética e lúcida (de se entender).

    Queria ver mais escritos seus neste estilo.

    E quanto ao ensinamento que você teve na casa do teus amigos, digo que você é uma privilegiada. Pois só as pessoas sensíveis - como você - conseguem tirar um aprendizado tão grandioso de um fato aparentemente corriqueiro (o falecimento de um animal). É muito bom chegar em casa e ver que o sentimento de amor é recíproco.

    Parabéns a você, que tem tudo isso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Suas palavras...
    Essenciais aos meus olhos! Enxergo melhor através delas!
    Sinto-me abraçado a cada trecho de suas obras-primas! Bela Lua!
    Não há na vida "arma" tão perfeita e encantadora do que as "palavras".
    Lembra-te? Adoro me encantar com você! Beijo querida!

    ResponderExcluir

Palavras salvas.