Frases e Fases


Neste espaço você encontra frases de diversos autores da literatura brasileira. É uma maneira de nos reconhecermos e conhecermos as palavras que nos habitam.






Se, ao acordar, posso escolher uma roupa, posso escolher também o sentimento que vai vestir meu dia. Se, no percurso, posso errar o caminho posso também escolher a paisagem que vai vestir meus olhos. A mesma articulação que tenho para reclamar, tenho para agradecer. E, se posso me adornar com a alegria, não é a tristeza que eu vou tecer. Que hoje e sempre, seja mais UM BELO DIA! (Marla de Queiroz)



"Mas o melhor do abraço não é a ideia dos braços facilitarem o encontro dos corpos. O melhor do abraço é a sutileza dele. A mística dele. A poesia. O segredo de literalmente aproximar um coração do outro para conversarem no silêncio que dá descanso à palavra. O silêncio onde tudo é dito sem que nenhuma letra precise se juntar à outra. O melhor do abraço é o charme de fazer com que a eternidade caiba em segundos. A mágica de possibilitar que duas pessoas visitem o céu no mesmo instante." (Ana Jácomo)




Há muitas frases sobre a leitura, e, muitas delas, nos demonstram a capacidade de acréscimos que a mesma proporciona. É um elemento de soma, de construção, de transformação. Os livros nos levam a termos contatos com universos paralelos, a um grau de identificação e satisfação incrível. Ao passo que eles contribuem para o conhecimento, eles também nos amparam, nos fortalecem, nos tornam mais seguros daquilo que estamos por dizer e ouvir. Os livros, a leitura, são operários na construção do entender, garimpadores do saber, pedra preciosa para nossa formação. (Luana Ferraz)



O ser humano de hoje em dia é profissional para apontar o dedo, usuário de pré-julgamentos, amante das ofensas e excelência em te apunhalar pelas costas. Mas, atiradores de sorrisos, elogios e gratidão são poucos, pouquíssimos por aí. Vivemos não somente na era da informação, mas da inveja, do despeito e da soberba. Simplicidade? A gente não vê por aqui. (Luana Ferraz)


‎"Creio que o principal objetivo da educação deve ser encorajar os jovens a duvidarem de tudo aquilo que se considera estabelecido. O importante é a independência do espírito..." (Bertrand Russel) 


‎"Eu quero mais.Mais paz.Mais saúde.Mais poesia.Mais verdade.Mais noites bem dormidas.Mais noites em claro. Mais sorrisos, beijos e aquela rima grudada na boca.” 


“Fui abençoada com um coração meiguíssimo e em contrapartida com um pavio bem curto. Exatamente igual a um vidro: se me jogar no chão, eu quebro..mas se me pisar, te corto!”(Martha Medeiros) 

"Cansei de me esconder no topo da vida. Às vezes eu preciso mesmo de um pouco de sombra, dessa umidade reluzente que protege os meus braços do calor imposto pelo desejo de abraçar o mundo como se abraça um ente querido às vésperas de partir. Com amor. Com fúria. Com a saudade antecipada e incontida de quem não compreende paciência. Com a patética falta de jeito de quem necessita urgentemente e a todo instante se sentir arrebatado pelo próprio coração e há de ser hoje, há de ser agora. Às vezes eu preciso submergir. Eu preciso me esgotar. Eu preciso despencar em queda livre e cair com o peito desprotegido e arrebentar as mãos abertas contra as minhas feridas e ficar ali, exausta, até parar de respirar e então perceber num fôlego só que eu estou viva e que aquela dor mesquinha não é nada, é só mais uma dor mesquinha e inútil que, mais hora menos hora, irá se revolver sozinha na sua pobre e mesquinha e inútil condição de dor. Às vezes eu preciso daquela coisa de puxar o gatilho e disparar cautela contra a minha própria metralhadora giratória, e de ficar calada para ouvir o estampido que finalmente me convencerá de que aquilo que me tolhe definitivamente morreu. E, às vezes, eu preciso apenas ficar quieta, muito quieta, numa quase imobilidade absoluta, e nessa quase imobilidade absoluta sentir que as existências todas vibram frenéticas dentro de mim e me transbordam e não me cabem e estão ali, explodindo nos meus olhos: eles brilham. " 


‎"Nunca me senti tão feliz. Vivo o tempo todo na fantasia, mas também habito a realidade humana. Meus instintos estão em paz. Nenhuma espécie de controle, revolta, desgosto ou conflito. E minha imaginação está livre. Sou eu mesma. A fé que ele tem em mim me dá asas." 

"O transe poético é o experimento de uma realidade anterior a você. Ela te observa e te ama. Isto é sagrado. É de Deus. É seu próprio olhar pondo nas coisas uma claridade inefável. Tentar dizê-la é o labor do poeta." Adélia Prado


"Se eu nem sei onde estou,como posso esperar que algum ouvido me escute? Ah! Se eu nem sei quem sou,como posso esperar que venha alguém gostar de mim?" Discurso - Cecília Meireles



“Porque eu só preciso de pés livres, de mãos dadas, e de olhos bem abertos.” (Guimarães Rosa)